Arnaldo Valentin Gauer e a Iridossomatologia

Arnaldo Valentin Gauer (Erechim, Rio Grande do Sul, 30 de abril de 1934) foi médico, cientista, pesquisador e escritor, um homem visionário, altamente politizado, capaz de fluir em diversas áreas do conhecimento. Destacou-se por suas relevantes contribuições à medicina naturopata e a ciência, tendo recebido títulos de doutor “Honoris Causa” e sendo reconhecido como o “pai da iridossomatologia”.

O professor Dr. Gauer, como era mais conhecido, foi diversas vezes laureado com prêmios de instituições do mundo inteiro, sendo as principais como membro honorário da Academia Brasileira de Medicina, comenda “Professor Albert Sabin”, medalha “Hipócrates” de Medicina, doutor honoris causa da World University de Benson (Arizona – USA) e da World Development Parliament (Índia). Dr. Gauer, também foi reconhecido na Espanha, onde recebeu a comenda “Natura et Cientia”.

Com seu incansável trabalho em prol. da saúde e da ciência, Dr. Arnaldo Valentin Gauer participou ativamente como membro da Suprema Corte de Examinadores de Médicos e Acadêmicos da CCIAMAN. Também participou como membro do Conselho Científico Internacional da Medicinas Ancestrais e Naturais – CCIAMAN.

Família, Infância e juventude

Arnaldo Valentin Gauer era filho caçula de Antonio Valentin Gauer e de Serafina Berto Gauer, todos nascidos em Erechim, no Rio Grande do Sul. Seu pai era descendente de alemães e sua mãe de imigrantes italianos, motivo pelo qual o Professor Gauer dominaria tão bem os dois idiomas. Tinha fluência também no francês, no inglês, no espanhol e lia fluentemente o latim. Conhecia profundamente a filosofia, era exímio matemático e apaixonado pela química e pela botânica. Era altamente politizado, dono de uma visão de futuro que lhe garantia antever conhecimentos que só seriam disponíveis anos mais tarde. Foi um apaixonado pelo conhecimento de uma forma geral e sua mente privilegiada dotava-o de múltiplas capacidades.

Vida e Carreira

Graduou-se em contabilidade pelo Instituto Barão do Rio Branco e depois de formado passou a lecionar contabilidade no mesmo Instituto. Montou seu próprio escritório de contabilidade e também foi auditor do Estado. No exército, serviu na cavalaria e depois de deixar o serviço militar, tornou-se piloto amador. Pilotava um Cessna 150.

Em 1955 casou-se com Aurora Goulart Gauer, mulher que o acompanhou até o fim de sua vida. Tiveram duas filhas ambas nascidas em Erechim.

Em 1961 mudou sua residência para a cidade de Francisco Beltrão no estado do Paraná onde se dedicou à prática do comércio e paralelamente aos seus estudos e interesses voltados para a saúde.

Em 1963 foi sócio-fundador do Lions Clube de Francisco Beltrão porque acreditava que o mundo poderia ser melhorado dia a dia.

Em 1964 tornou-se quiropata certificado “Doctor of Chiropractic – DC” pela University of Natural Healing Arts, Denver – Colorado – USA. Em dezembro de 1965 foi eleito vereador e presidente da câmara de vereadores de Francisco Beltrão – Paraná. Durante o período em que atuou, buscou promover o desenvolvimento social e cultural da sua região.

Em 1970 tornou-se Mestre Rosa Cruz da Antiga e Mística Ordem Rosa Cruz, por duas gestões, nas quais trabalhou ativamente na construção do teatro da ordem Rosa Cruz – Amorc – ocasião em que foram visitados pelo “Imperator”.

Em 1975 fundou o Instituto Patanjali – Clínica de tratamentos naturais, onde contava com uma grande equipe de profissionais: médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, quiropatas, iridologistas, entre outros. Neste mesmo ano iniciou suas pesquisas para o desenvolvimento de um sistema moderno de iridologia.

Criou o Sistema Gauer de Irisdiagnose, sistema que permitia mapear a íris e diagnosticar doenças existentes e antever àquelas que poderiam se desenvolver. Para tanto, desenvolveu um equipamento capaz de fotografar a íris, sistema inovador que ia muito além de das lupas utilizadas pelos iridologistas. Seus estudos o tornaram pai da iridossomatologia. Nesta mesma época também iniciou um estudo sobre o poder de cura através das cores. Desenvolveu um equipamento de terapia celular. Este aparelho possuía um canhão de luz com lentes coloridas, que quando aplicado diretamente sobre a pele, alcançava as células e promovia benefícios na recuperação de uma grande quantidade de doenças. Só concluiu sua pesquisa no ano de 1984, quando desenvolveu o primeiro protótipo do aparelho. A máquina possuía filtros de diferentes cores. Cada cor tinha uma finalidade curativa, no entanto, a eficácia deste aparelho só era possível porque o foco luminoso possuía lentes que corrigiam o comprimento da onda luminosa, o que o diferia bastante da cromoterapia.

Em 1988 tornou-se Professor em nível de pós-graduação na cadeira de Iridologia na faculdade de Ciências biopsíquica do Paraná (Curitiba). Além disso, foi membro da Associação Médica Brasileira de Iridologia e Membro da Associação Nacional de Terapeutas Naturistas do Brasil. O maior objetivo de sua vida era desenvolver um sistema capaz de prevenir as doenças muito antes que elas manifestassem seus sintomas, muitas vezes terríveis e na maioria das vezes, fatais. O seu trabalho com a iridologia foi considerado um dos maiores avanços científicos nesta área nos últimos cem anos. Em 1998 surge o NQI®, sigla que abreviava o nome que dera a sua mais nova criação – Núcleo Quelado Inteligente. O produto foi fruto de anos de pesquisas sobre os benefícios dos fosfatos no organismo. Alcançou uma formulação perfeita, balanceando e misturando diferentes fosfatos e apresentando um produto que seria revolucionário. Fez diversos testes e obteve excelentes resultados tanto in vivo quanto in vitro. Em 1999 funda o Instituto Gauer, com a intenção de desenvolver soluções inteligentes que visassem promover a saúde, o bem estar e a qualidade de vida. Lá, produziria o NQI® e comercializava seus livros, aparelhos de terapia celular e aparelhos de Iris diagnose. Entre os anos de 1998 e 2002 ministrou diversos cursos em todo o país sobre Iridossomatologia. Passou todos esses anos ensinando aos seus discípulos todo seu conhecimento. Formou vários médicos e terapeutas, que passaram a acreditar que a prevenção é o melhor caminho para se viver com saúde e fizeram disso uma regra de ouro. O Professou Gauer deixou sua contribuição a todos aqueles que o conheceram. Em 1984, descobriu que estava com câncer, mas devido a sua relutância em utilizar o tratamento convencional alopático, por opção, decidiu fazer seu próprio tratamento. O que o manteve vivo por muitos anos. Em 2006, deixou de estar fisicamente entre nós, mas deixou aos seus discípulos e seguidores todo seu legado.

Títulos e Contribuições

  •   Participou como conferencista do I Congresso Mundial de Medicinas Alternativas, Terapias Naturales y Medio Ambiente em Curitiba, 1995
  •   Foi Criador do Sistema de Exame Médico através dos Olhos, acolhido pela Fundação Biblioteca Nacional na categoria de Obra Científica
  •   Estudou e analisou mais de 60.000 fotos de olhos em acervo.
  •   Criador do Sistema Terapêutico Celular com eficácia comprovada por depoimentos
  •   Foi Diretor da Área Científica de Pesquisa e Tecnologia da International Association of Iridology
  •   Escreveu 7 livros e editou mais de 100 monografias, totalizando 1880 páginas
  •   Foi conferencista do II Congresso Internacional de Irisdiagnose em Valinhos – São Paulo, em 1996, com o tema “Iridossomatologia”.
  •   Criador do curso Vídeo – Iridologia, gravado em 5 vídeos
  •   Criador do NQI – Suplemento Mineral a base de Fósforo
  •   Criador do Sistema Gauer de Iridossomatologia (Laboratorial, Clínica e Psicoanatomopatológica)
  •   Criador da Iridossomatologia
  •   Autor do livro: Terapia Celular
  •   Autor do livro: Iridossomatologia – Dinamometria da Saúde
  •   Autor do livro: Chave da Iridossomatologia
  •   Criador do software para interpretação Iridossomatológica
  •   Criador do Software do Curso de Iridossomatologia
  •   Criador da máquina de Terapia Celular
  •   Criador do aparelho Macro para fotografar a íris
  •   Fundador do Instituto Gauer – Atualmente Gauer do Brasil
  •   O IV Congresso Brasileiro de Iridologia que ocorreu no ano 2000, em Santo André – São Paulo levou o nome do Professor Gauer, um gesto de homenagem ao seu belíssimo trabalho. O congresso foi titulado como IV Congresso Brasileiro de Iridologia ARNALDO GAUER.
  •   Honoris Causa: World University, Benson, Arizona – USA
  •   Honoris Causa: World Development Parliament – Índia
  •   Comenda: Homenagem de honra “ Os três mais do Paraná”
  •   Comenda: Medalha “Nilo Cairo” de mérito ambiental
  •   Comenda: Medalha “Hipócrates” de medicina
  •   Comenda: Professor Albert Sabin – Brasil
  •   Comenda: Natura et Cientia – Espanha

Fonte do texto: Wikipédia

Anúncios

Um comentário em “Arnaldo Valentin Gauer e a Iridossomatologia

  1. Tive oportunidade de conversar algumas vezes com o Sr. Arnaldo Gauer, em 1976, em curitiba. Demonstrava um saber muito grande das realidades sutis. Hoje, lembrei-me dele e encontrei esse Blog. Que saudade! Deus faz momentos que, apesar de se apresentarem simples, reverberam em nossa alma. Obrigado Professor Gauer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s